SOBRE O CAIE
A acessibilidade e inclusão em ação.
A quinta edição acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2024, mais uma vez no formato híbrido.
A educação é um direito fundamental e um fator estratégico para o progresso social e econômico dos países e das pessoas. No entanto, a educação enfrenta vários desafios - como a escassez de recursos, a desigualdade e o preconceito. Como novidade, as tecnologias da informação e comunicação (TICs) têm transformado o cenário educacional, oferecendo novas possibilidades de ensino e aprendizagem, e mais recentemente, a inteligência artificial (IA) surge como um poderoso elemento de transformação com implicações positivas e negativas que precisa ser analisado, avaliado e explorado.
As TICs podem ampliar o acesso à informação, à comunicação e à colaboração entre educadores e educandos, mas também podem aprofundar as desigualdades e os preconceitos existentes. A Inteligência artificial pode potencializar o ensino personalizado, adaptativo e interativo, mas também pode gerar riscos éticos, legais e sociais.
A digitalização da educação em maior ou menor grau é um fenômeno que vem transformando a forma como as pessoas aprendem, ensinam e interagem. Ela oferece benefícios como maior acesso, flexibilidade, personalização e inovação. No entanto, ela também traz desafios e riscos, como a qualidade, a segurança, a equidade e a inclusão. Um alerta é o caso da Suécia, que desde os anos 90 adotou um modelo de educação 100% digital baseado em plataformas online e dispositivos móveis, mas que verificou uma queda no desempenho dos seus estudantes em avaliações internacionais.
Esse resultado levanta questões sobre o impacto da digitalização da educação na formação integral dos indivíduos, e por isso, é preciso analisar, avaliar e explorar as possibilidades e os limites das TICs e da IA na educação, buscando promover uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.